Saturday, January 28, 2006

Imortal da Academia de Letras de Jequié/Ba, fala sobre livro de Valdeck


A memória individual assume uma dimensão grandiosa quando ela apresenta aspectos marcantes da memória social. Essa é uma das características do livro autobiográfico de Valdeck Almeida de Jesus. Com um título atrativo e carregado de senso de humor (uma das marcas da personalidade de Valdeck, mesmo nos momentos mais difíceis de sua vida), “Feitiço Contra o Feiticeiro”, revela a trajetória de uma vida sertaneja que comprova a frase que se tornou célebre do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha “o sertanejo é antes de tudo um forte”.
.
Para enfrentar os desafios que Valdeck e sua família enfrentaram em Jequié, sertão baiano, é necessária muita força de vontade e determinação. Esses atributos são inerentes a sua vida.
.
Conheci Valdeck nas lutas estudantis que realizamos no Instituto de Educação Régis Pacheco (IERP), o maior colégio de ensino médio de Jequié. Na época que fui eleito presidente do Grêmio Estudantil Dinaelza Coqueiro do IERP, Valdeck fazia parte da diretoria na qualidade de diretor de Imprensa, onde foi co-autor do jornal “Jornada Estudantil”. A nossa gestão ficou marcada na história, uma vez que além dos movimentos que fizemos em prol da melhoria do ensino e do acesso à cultura e ao esporte, foi a primeira diretoria de grêmio estudantil livre após o regime militar e a redemocratização do País. Já no período de estudante do IERP e ativista do movimento estudantil, Valdeck já despontava como um poeta criativo e um artista em busca de seu espaço. Antes mesmo do advento da Internet, Valdeck já estava em sintonia com o mundo globalizado e membro ativo do campo literário, fato que possibilitou que ele participasse de antologias como “Poetas Brasileiros de Hoje”, lançada pela Shogun Editora, Rio de Janeiro, 1984; “Transcendental”, Salvador, 1998; “Heartache Poems”, iUniverse, New York, 2004; “Feitiço Contra o Feiticeiro”, Editora Scortecci, São Paulo, 2005; “Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos 14º volume” e “Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos 15º volume”, Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro, 2005; “Ensaios Poéticos”, Academia Virtual Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, 2005. Publicou ainda outros trabalhos literários em jornais de grande circulação na capital e interior do estado da Bahia, além de ter sido colaborador do jornal “A PROSA”, de Brasília/DF.
.
Neste livro “Feitiço Contra o Feiticeiro” Valdeck Almeida de Jesus narra com detalhes a história de sua família, abrangendo sua mãe, seu pai e sete irmãos, onde conta passagens de momentos difíceis, através da arte da poesia. Mas Valdeck não se reporta somente a momentos de tristeza, e sim a momentos de sucesso como o fato de ter sido aprovado em concurso do Tribunal Regional do Trabalho em decorrência da sua capacidade intelectual e de ser desde criança um aluno exemplar.
.
Valdeck Almeida de Jesus é exemplo para todos que sonham e procuram concretizar seus sonhos. Ele tem um pensamento fascinante: devemos ter sempre uma atitude positiva diante da vida e deixar esta imagem transparecer para os outros. Por esse e outros ensinamentos e pela sua trajetória de vida é que vale a pena ler este extraordinário livro.
.
Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho
Poeta, escritor e mestre em Memória Social e Documento
Fundador e Membro da Academia de Letras de Jequié

No comments: